6 de out. de 2011

O idiota...by Dany



Conta-se que numa pequena cidade do interior um grupo de pessoas se divertia com o idiota da aldeia. Um pobre coitado "de pouca inteligência", que vivia de pequenos biscates e esmolas.



Diariamente eles chamavam o bobo ao bar onde se reuniam e ofereciam a ele a escolha entre duas moedas - uma grande de 400 réis e outra menor, de dois mil réis. Ele sempre escolhia a maior e menos valiosa, o que era motivo de risos para todos.

Certo dia, um dos membros do grupo chamou-o e lhe perguntou se ainda não havia percebido que a moeda maior valia menos...

"Eu sei" - respondeu o não tão tolo assim - "ela vale cinco vezes menos, mas no dia que eu escolher a outra, a brincadeira acaba e não vou mais ganhar minha moeda."
 
Pode-se tirar várias conclusões dessa pequena narrativa.

1) A primeira: quem parece idiota, nem sempre o é.
2) Dito em forma de pergunta: quais eram os verdadeiros tolos da história?
3) Outra: se você for ganancioso, acaba estragando sua fonte de renda.
4) Mas a conclusão mais interessante, a meu ver, é a percepção de que podemos estar bem, mesmo quando os outros não têm uma boa opinião a nosso respeito.
5) Portanto, o que importa não é o que pensam de nós, mas o que realmente somos.

Arnaldo Jabor

"O maior prazer de um homem inteligente 

é bancar o idiota diante de um idiota que banca o inteligente."
Confúcio!

2 comentários:

  1. Olá querido amigo Cigano. Anjo amigo viver para as pessoas não é viver e sim vegetar..Quando nos julgam muito questiono com que direito tem para fazer. Somos todos iguais perante Deus e ser idiota é aquele que sempre acha que é o dono da razão. Detesto pessoas déspotas. Com carinho abraços ternos. Kaoma

    ResponderExcluir
  2. Anjo Kaoma... Sempre perfeita...

    Seu comentário cabe em praticamente tudo que andamos vendo por aqui, meu Amor! Adoro sua sobriedade e a forma como evitas desafetos.

    A Adorável Dany nos dá mais esta lição, mas já em seu outro post eu havia indicado exatamente pensando da mesma forma que você.

    O que vale é o prazer de ter tanta luz de algumas pessoas, assim como esta que encobre sua alma e nos traz tanta felicidade.

    Um beijo com muito carinho, Amiga!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...