10 de out. de 2011

Pensamento positivo, sempre...by Dany

O Diretor de uma grande empresa comercial de Nova York costumava reunir todos os anos os seus numerosos agentes espalhados por todo o país, para uma espécie de orientação e balanço. 
 Certa vez em tempo de grande crise econômica, todos os agentes voltaram pessimistas e desanimados, e seus relatórios só refletiam derrotismo. O diretor escutou em silêncio as lamúrias de cada um de seus auxiliares. Depois, levantou-se e em silêncio suspendeu na parede um grande cartaz branco com um pequeno ponto preto no centro. E perguntou a um dos agentes:

- Que é que está vendo?

- Um ponto preto – respondeu o interrogado.

- E você? – perguntou ao outro.

- Um ponto preto num papel branco.

- E você?

- O mesmo.

- E você?

- Um ponto preto

- E você?

- Um ponto preto num cartaz branco.

 - Mas será possível – exclamou o diretor – que vocês todos enxerguem apenas um ponto preto, ou então um ponto preto em papel branco? 

 
Será que ninguém enxerga um enorme cartaz branco com um pequenino ponto preto? Quando o branco é mil vezes maior que o preto?...

E fez ver a seus auxiliares que, apesar das inegáveis dificuldades que haviam encontrado em suas viagens, também haviam, por outro lado, feito experiências muito positivas, abrindo novos mercados, entrando em contato direto com novas zonas de fregueses, colhendo preciosas experiências em tempo de crise aguda etc.


 Fez-lhes ver que pensar positivamente, no meio das negatividades é essencial para melhorar a situação, porque o pensamento é uma força criadora, quando positivamente orientado, e uma força destruidora quando orientado negativamente.


 

Lemos na vida do grande inventor Thomas Alves Edison que esse homem fez nada menos que 700 experimentos infrutíferos, durante longos anos, para criar uma lâmpada de filamentos incandescentes, como as que hoje em dia usamos.

Finalmente, um de seus auxiliares, desanimado com tantos fracassos, sugeriu a Edison que desistisse de futuras tentativas, já que, depois de 700 tentativas, não havia avançado um só passo.

“O que?”, exclamou o genial inventor, “não avançamos um passo? Avançamos 700 passos rumo ao êxito final! Sabemos de 700 coisas que não deram certo! Estamos para além de 700 ilusões que mantínhamos anos atrás e que hoje não nos iludem mais. E a isso você chama perda de tempo?

 
 Esse homem estava habituado a pensar positivamente 
"segredo dos seus estupendos triunfos"


Trecho do livro:Rodhen - Porque sofremos
Martin Claret
Pag. 127, 128, 129

4 comentários:

  1. Que inspiradora postagem, meu Bem!

    A idéia da persistência não deve ser uma agradável visão, mas sim, nossa força motriz!

    Sempre instigadora, Querida Dany!

    Beijos em seu coração!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Querido!
    Enxergar novas possibilidades quando nos confrontamos com uma dificuldade, é atitude de uma pessoa positiva!
    Direcionar sempre para o lado do positivismo,
    sempre nos faz ver outros caminhos,
    encontrar muitas soluções!

    Cigano,
    beijo em seu coração!

    ResponderExcluir
  3. Dany, que exemplo otimo!
    Eu escaparia... como não vejo bem de longe, não conseguiria avistar o tal ponto preto! rssss

    Infelizmente, as pessoas sempre estão vendo o pior lado das coisas, a pior versão dos fatos. Eu nem sei dizer se é bom ser como sou, pq sempre vejo o melhor, algumas vezes me decepciono justamente por não procurar um ponto preto.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Sissym!
    em certa época da minha vida eu vi e muito o ponto preto!Problemas pequenos sendo mais valorizados do que os avanços obtidos!
    Um olhar de alguém que não tinha muito maturidade, ou não queria ter!

    Hoje não, se me acontecer algo, eu reverto o mais rápido possível, para algo que me faça aprender com o acontecido ou procuro olhar por outro angulo de forma a encontrar possibilidades que me levem a soluções que me favoreçam de alguma forma!

    Vivendo e aprendendo sempre!

    Você esta certa em ver sempre o melhor!

    Obrigada pelo comentário!
    Abraços e beijos
    Dany

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...