28 de out. de 2011

VIVER SEMPRE TAMBÉM CANSA...JOSÉ GOMES FERREIRA





Viver sempre também cansa!



O sol é sempre o mesmo e o céu azul

Ora é azul, nitidamente azul,

Ora é cinza, negro, quase verde...

Mas nunca tem a cor inesperada.

O Mundo não se modifica.
As árvores dão flores,
Folhas, frutos e pássaros
Como máquinas verdes.

As paisagens não se transformam
Não cai neve vermelha 
Não há flores que voem, 
A lua não tem olhos 
Ninguém vai pintar olhos à lua 

Tudo é igual, mecânico e exacto 

Ainda por cima os homens são os homens 
Soluçam, bebem riem e digerem 
Sem imaginação. 

E há bairros miseráveis, 
Sempre os mesmos
Discursos de Mussolini,
Guerras, orgulhos em transe, 
Automóveis de corrida... 

E obrigam-me a viver até à morte! 

Pois não era mais humano 
Morrer por um bocadinho 
De vez em quando 
E recomeçar depois 
Achando tudo mais novo? 

Ah! Se eu pudesse suicidar-me por seis meses... 
Morrer em cima dum divã 
Com a cabeça sobre uma almofada 
Confiante e sereno por saber 
Que tu velavas, meu amor do norte. 

Quando viessem perguntar por mim 
Havias de dizer com teu sorriso 
Onde arde um coração em melodia 
Matou-se esta manhã 
Agora não o vou ressuscitar 
Por uma bagatela 

E virias depois, suavemente,
Velar por mim, subtil e cuidadosa,
Pé ante pé, não fosses acordar
A Morte ainda menina 
No meu colo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...