30 de nov. de 2011

Manifestações e ações pelo fim da violência contra as mulheres


Segue um resumo do que houve de mais importante no último dia 25, Dia Internacional pela Não-Violência contra as Mulheres e data-início do Movimento "16 dias de Ativismo pelo fim da Violência Contra as Mulheres".


(O Estado de S.Paulo/R7/iG/blog Rio/Agora)Manifestações em todo o país marcaram as celebrações pelo Dia Internacional pela Não-Violência Contra as Mulheres. Além de passeatas e lançamentos de campanhas, foram registradas também algumas ações do Executivo e do Judiciário para prevenir e punir a violência de gênero.

Um grupo de feministas fazia, na tarde desta sexta-feira (25), uma marcha em razão do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, celebrado nesta sexta-feira (25). O ato foi feito em vias do centro de São Paulo. - Mulheres fazem marcha contra a violência no centro de São Paulo (R7 Notícias - 25/11/2011)

manifestacao25novecausp260_aeMulheres tiram a blusa em protesto organizado pela Frente Feminista da USP, em frente à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo no Dia de Combate à Violência contra a Mulher. - Sem sutiã, mulheres protestam na USP contra violência doméstica (iG - 25/11/2011)

Uma mobilização para conscientizar a comunidade e incentivar a denúncia de casos de violência marcou o Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher na cidade de Rio Grande (RS). Durante a mobilização, foram distribuídos folhetos informativos com a Lei Maria da Penha e recolhidas assinaturas para a criação de uma secretaria de políticas públicas para mulheres em Rio Grande. - Pelo fim da violência contra a mulher (Agora - 25/11/2011)
"Uma mobilização no Largo da Carioca marcará as celebrações dos 30 anos do Dia Internacional de Luta pela Não Violência contra as Mulheres e os 20 anos dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres. Das 9h ao meio-dia desta sexta-feira, acontece por lá a "Quem ama abraça",  campanha que também será realizada em Porto Alegre, Vitória, Natal e Belém, coordenada pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh) em parceria com o Instituto Magna Mater." - Quem ama abraça no Largo da Carioca (Blog Rio-O Globo - 25/11/2011)
Ações pelo fim da violência contra as mulheres
"Na semana das comemorações do Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher, São Paulo ganhou mais cinco varas especializadas nos casos da Lei Maria da Penha. Agora, a cidade está equipada com sete juizados, distribuídos nas quatro regiões da capital." -25/11/2011 - SP ganha mais 5 Varas de Violência Doméstica

"Para simbolizar uma atitude firme no Dia Internacional de Não-Violência Contra a Mulher, a Polícia Civil [do Rio de Janeiro] realizou uma grande operação para cumprir aproximadamente 40 mandados de prisão contra agressores. A ação foi batizada como "Operação Melhor Sem Ele. (...) As buscas mobilizaram todas as Deams." - Polícia faz operação 'Melhor sem ele', no combate à violência contra a mulher (Jornal do Brasil - 25/11/2011)

"Nesta sexta-feira, dia internacional da não-violência contra a mulher, o Disque-Denúncia lançou uma campanha para receber informações sobre seis homens procurados por cometer estupros e/ou assassinar suas companheiras." - Procuram-se criminosos que cometem crimes contra mulheres (Blog Rio-O Globo - 25/11/2011)

4 comentários:

  1. É isso aí meu amigo...temos que divulgar e ajudar a colocar fim nessa barbárie pré histórica da violencia contra a mulher.
    bjos

    ResponderExcluir
  2. A divulgação está sendo maciça, minha Doce Marcela... Neste ponto estamos bem apoiados!

    A questão é que a política pública e o processo de desumanização no qual estamos exigem muito mais do que simples divulgação... Precisamos de AÇÃO!!!

    Sem consciência, cumplicidade entre os que desaprovam tal covardia e denúncias constantes, nunca conseguiremos interromper a escalada de crescimento da violência doméstica, contra a mulher, o idoso, as crianças, minorias étnicas e tantas outras que vemos, entorpecidos e impassíveis, em nosso dia-a-dia.

    Vejo muitos discursos, vejo poucos heróis...

    Um beijo, Anjo!

    ResponderExcluir
  3. Campanha importante que você está abraçando, Cigano!

    A violência contra a mulher é uma das formas mais cruéis de demonstração de selvageria que um homem pode ter!
    Acho muito lindo você estar trazendo tantas informações sobre o assunto.

    Muito obrigada!!!!

    Abraço fraterno,
    Mary:)

    ResponderExcluir
  4. Minha Querida Mary;

    Que prazer tê-la aqui, meu Anjo!

    Esta é uma luta na qual não podemos arrefecer. Temos que investir da forma mais agressiva e determinada para tentar frear o que está acontecendo, pois estamos perdendo a guerra... Venho dizendo isso exaustivamente, mas muitos acham que é apenas uma dramatização, pois não participam ativamente da realidade.

    Não é drama!!! É muito grave!

    Obrigado pelo apoio querida Amiga e conto com você apoiando esta causa que diz respeito a todos nós.

    Um beijo em seu coração!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...