2 de fev. de 2012

Flor del desierto (fragmento) - mutilação genital feminina em África

3 comentários:

  1. Oi Cerridwen,

    Há alguns anos assisti a um documentário sobre isto e confesso que fiquei alguns dias completamente abalada, com as cenas e os depoimentos do documentário se repetindo mentalmente.

    Creio ser a ignorância um dos maiores fatores causador das dores humanas, mas quando esta ignorância tem poder para estar acima da integridade física e psicológica de uma pessoa, é atrocidade sem precedentes.

    Mulher, ser feito para abrigar desejos de poder e supremacia masculina, ainda em muitos lugares nesta terra onde sobra o ignorar e falta tantos conhecimentos que tornariam a vida não só da mulher mas também a dos opressores bem melhor do que é.

    Eles não sabem, os opressores, que ao oprimir, criam vias de mão dupla por onde trafega a opressão nas duas direções, as que empregam retornam às suas vidas.

    A escuridão não tem gênero, envolve tudo.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Van,a opressão não vem só dos Homens,mas também das mulheres que já passaram pelo mesmo sofrimento e acreditam que todas as outras terão que passar também.
      As teias psicológicas que se criam através de tanta dor são difíceis de serem desfeitas.
      Em alguns países já existe a proibição, mas o ato continua a ser mantido por conta do costume, da ignorância, e até mesmo da maldade.
      Não consigo entender essa natureza humana, que fere..

      Obrigada Van, pela atenção que dispensa ao que coloco aqui.
      Um abração!

      Excluir
  2. Oi Cerridwen,

    É um prazer comentar os seus posts, gosto do que você posta, são sempre boas reflexões.

    Neste documentário que falei que vi sobre esta prática, todas as ações eram praticadas por mulheres, as mães obrigavam as filhas bem novinhas, as segurava pra outra mulher mutila-las. São as próprias mulheres que praticam e perpetuam esta atitude, mas estou convencida que esta é uma ação indireta do machismo, na verdade as mulheres só querem ao fazer isto, que suas filhas sejam aceitas como esposas, que sejam vistas pelos homens como uma mulher virtuosa segundo os parâmetros deles, todo ato de opressão masculina encontra voz é no próprio meio feminino que acata e correspondem à exigência de um sistema de opressão antigo e acham normal serem tratadas assim.
    Elas vivem em uma sociedade machista, são servis e ignorantes, sequer dão conta disso e de que poderiam ser diferentes. As africanas que foram viver na Europa e em outros países, em contato com outra realidade levantaram suas vozes contra esta prática e tem conseguido alterar alguma coisa nessa tradição, praticada ainda.

    A ignorância, Cerridwen, a ignorância explica tudo, a África vive em miséria, esta é uma delas.

    Abraço carinhoso pra você!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...