26 de jul. de 2012

Quando tudo for pedra... Atire a primeira flor... by Van





Quando tudo for pedra... atire a primeira flor.
Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz.
Traga para a treva você primeiro a pequena lâmpada.


Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso. Talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem. Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.

Quando ninguém souber coisa alguma e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar. Começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo. Quando alguém estiver angustiado, a procura nem sabendo o que, consulte bem o que se passa. Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja.

Daí, portanto, você deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar que pode ser o único e mais sério ainda talvez o último. Quando a terra estiver seca que sua mão seja a primeira a regá-la. Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.

Se a porta estiver fechada de você venha a primeira chave. Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo. Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.

Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo esta cheio. Nem por outro lado, aplauda o erro, dentro em pouco a ovação será ensurdecedora. Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu. Sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido, seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém.

Quando tudo for espinho atire a primeira flor, seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta. Compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxilio possibilita, que o entendimento reconstrói. Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor...

(Autor desconhecido)
Na internet este texto encontra-se assinado por vários autores diferentes, como não sei qual é o verdadeiro autor não pude citá-lo. Se alguém puder comprovar a autoria dele terei imenso prazer em publicar o nome do real autor.






Van



6 comentários:

  1. Atirar flores realmente é uma atitude para poucos, somente os elevados espiritualmente, como Cristo, que ofereceu a outra face e disse que deveríamos perdoar 70 vezes 7.

    Apesar do texto não ser seu, meus parabéns pelo dia do escritor, querida. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty

      Não precisam ser flores muitos raras e tão difíceis quanto as que Cristo atirou, podemos atirar as bem simples, que brotam com facilidade e sem muito esforço em qualquer lugar. Dar um sorriso onde todos estão emburrados. Em uma passagem estreita onde vários brigam para passar primeiro, dar a sua vez a outro,todos estes gestos, quebram correntes de comportamentos negativos e acabam dando ás outras pessoas oportunidade de repeti-los, contagia!

      E existem sim as flores maiores as que exigem de nós mais compreensão, esforço e desprendimento, mas valem muito a pena porque ações formam cadeias, quebrar as cadeias ruins, abre espaço para as cadeias do bem surgirem e se propagarem.

      Obrigada, querida Paty!

      Parabéns a você também pelo dia do escritor. É dia de muitos parabéns por esta blogosfera onde lemos tantas coisas geniais.

      Beijos

      Excluir
  2. Oi, Van, lindo texto. Fala sobre aquele gesto simples e poderoso de ser o primeiro a quebrar o círculo do mal. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia

      Muito sábio isto que você disse, as coisas possuem ciclos, quebrar o ciclo do mal é iniciar o do bem, gestos-flores fazem isto, se propagam.

      Abraços

      Excluir
  3. Muito legal o seu blog.
    Conheci o Povo Cigano com Aline, da Cidade das Pirâmides e, tenho um respeito e gratidão enorme a Aline, a eles e a Cigana Shalimar!!
    Vocês conhecem o Programa De Olho No Mundo?(www.deolhonomundo.com) Tenho certeza que vocês gostarão. Abçs.

    ResponderExcluir
  4. Olá Luz13

    Fico imensamente feliz por sua boa relação e gratidão para com estas pessoas e os ciganos em geral.

    Eu não conhecia o De Olho No Mundo, acabei de ir lá agora, não sei se outros administradores daqui conhecem. Obrigada por me apresentar.

    Obrigada por sua visita! Seja sempre bem vinda!

    Abraços

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...