1 de ago. de 2012

Dança Cigana - Sua história, evolução e transformações... by Van


Uma pequena demonstração da evolução e das influências sofridas pela dança cigana através dos tempos e dos territórios para onde se dirigiram as imigrações, após terem sido expulsos de suas terras por árabes, a região do Punjab na Índia, de onde acredita-se que são originários os Rromá.

Desde a Índia, Rússia, norte da Europa, Espanha e outros países, que a dança cigana - a manifestação mais comum e intensa deste povo passional e essencialmente alegre - sofreu influência.

Dominique Favreau do Studio Shamanika, no Canadá, explica as diversas características adquiridas pela dança cigana nas variadas regiões para as quais houveram imigrações dos Rom.


"A dança original surgida na Índia é muito alegre, inocente e muito espiritual, as dançarinas usam uma tornozeleira de guizos para emitir sons ao tocarem os pés no chão".


"Ao imigrar para o oriente a dança cigana incorporou aspectos das danças egípcias e ganhou mais sensualidade e sedução. Esta modalidade de dança faz a mulher exercitar seu corpo para a feminilidade, para a maternidade e a boa saúde, fazendo circular por seu corpo os alimentos da vida". Os guizos saíram dos tornozelos e passaram a ser usados nos quadris.


As cores vermelha e preta representam as cores da paixão. São estas duas cores que mais caracterizam os trajes dos bailarinos de Flamenco, ritmo de dança mais popular e característico da Espanha. Originário da Dança Cigana e sua adaptação aos costumes e sentimentos locais, o Flamenco nasceu na região da Andaluzia depois expandiu-se por todo o país. "Quando os ciganos chegaram à Andaluzia, em suas danças foram incorporados elementos como o fogo e a paixão. No Flamenco você tem de ir à sua própria fonte e, estar em contato com seu próprio poder".


Nascido da mistura de ritmos e danças de três povos na Espanha: Ciganos, Mouros(árabes) e Judeus, o Flamenco é hoje o orgulho nacional daquele país. Proclamado Patrimônio Imaterial da Humanidade em 2010. 
No ano de 1400 o Flamenco era marginalizado na Espanha, Ciganos, Mouros e Judeus eram perseguidos e obrigados a se batizarem e se converterem ao cristianismo, os que não aceitavam eram julgados pela inquisição e queimados. Outros fugiam ou eram deportados. Hoje o Flamenco é aclamado e adorado por todo o povo espanhol, mas a etnia Cigana que o deixou de herança ainda continua buscando ser aceita e respeitada como cidadãos espanhóis.


"Na Rússia e na Romênia, a dança cigana desenvolveu aspectos do ar, significando expansão, liberdade, do seu centro para fora, uma busca por ocupar todo o espaço consigo mesmo, com seu real interior".


Цыганские танцы. Елена Балабанова(Хеста Хариста) 
Dança cigana. Elena Balabanova - Rússia


Nadara Gypsy Dance - Transilvânia - Romênia


Shatritsa Gypsy Dance by Anna Vasilevskaya and friends
Alma Cigana - Rússia



Dança Cigana no mundo
Mostra de dança de vários países 
Gypsy Dance Fest 2010



Dança Cigana na França
Danza Tribal Zíngara - danza fusión gitana



Dança Cigana no Brasil
Amor Cigano - III Festa Cigana da Família Valenzuela



A dança Cigana de qual região te agrada mais?

Van


Obs: Os trechos do texto que estão entre aspas, são uma tradução que fiz das explicações em inglês de Dominique Favreau, em vídeo no You Tube. As demais considerações são minhas.


5 comentários:

  1. Van Amiga!


    Que lindo, que belo...
    Que contagiante, que formosura...
    Que encanto...
    Que beleza!

    Todas são maravilhosos, difícil escolher uma!
    Mas vou colocar uma em evidência, não desmerecendo as outras é claro:

    A da India!

    Querida obrigada por compartilhar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany

      É belo sim. Dança e música são algumas das mais belas manifestações culturais e emocionais da humanidade. Eu também não consigo destacar uma só. Sou suspeita para falar do Flamenco e sua carga dramática herdada dos lamentos das músicas árabes, sua carga emocional herdada da passionalidade Rromá. Dancei Flamenco por muito tempo. Mas a alegria da dança Russa e Romena, puro espírito de alegria dos Rromá, me encantam, sem falar da indiana, tão ligada ao espiritual. A do oriente, também, com seus movimentos de abdomen e sensualidade. E a manifestação brasileira que neste vídeo apresenta algo interessante, os movimentos com fita, significando o vento, as lágrimas do povo cigano ao longo da história, levadas pelo vento. Interessante simbolismo, não?

      Todas lindas e contagiantes, dá vontade de levantar e dançar também ao assistirmos aos vídeos.

      Que bom que gostou, amiga!

      Um beijo

      Excluir
  2. Danças linda e expressa toda uma cultura de um povo maravilhoso.
    Beijinhos de luz.
    Lua.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lua Negra

      São realmente lindas as danças e um dos traços mais fortes da cultura cigana.

      Obrigada pela sua presença.

      Beijinhos de luz

      Excluir
  3. Sou cigana de coração e de alma! Salve suas forças todos os amantes da liberdade!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...