11 de ago. de 2012

Os filhos do sol... by Van


Planaltina (DF) - A Secretaria da Associação de Ciganos Calons do DF, 
 Marlete Queiroz, passeia com crianças que vivem no acampamento



O fato de sairem da Índia um país oriental, para ocupar novas terras no ocidente - as terras Européias - deu aos ciganos um nome poético, como conta o professor Ático Vilas-Boas da Mota: "Eles saíram do noroeste da Índia acompanhando o movimento do sol, por isso é que poeticamente eles são chamados de filhos do sol, porque vieram do oriente para o ocidente".

O Professor Ático Vilas-boas da Mota, pesquisador, historiador, folclorista, tradutor e linguista brasileiro, fala sobre dois dos lados positivos dos ciganos:


"Primeiro lado positivo: Nunca foi encontrado em nenhuma comunidade cigana do mundo - eles estão espalhados por quase todos os países do mundo - Nunca foi encontrada uma única criança abandonada, enquanto nós temos problemas de meninos de rua.
Outro lado positivo: Eles não abandonam as pessoas idosas, tratam com muito carinho os velhos, porque eles são gerontocratas, a palavra do idoso é muito respeitada e não tem história de nenhum idoso cigano abandonado, enquanto nós colocamos até parentes nossos nos asilos".



Fonte:
Reproduzi aqui trechos do primeiro programa da série "O povo cigano no Brasil" produzido pela Rádio Senado     http://www.culturabrasil.com.br/especiais/o-povo-cigano-no-brasil-2

Van


16 comentários:

  1. Oi,
    Cigano,
    gostei de saber.
    Deveriamos segui esse exemplo e não abandonar os nossos idosos.
    Belo Post. Beijão no coração, fica com Deus e bom final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josy

      Que bom que você gostou desta informação, eu também não sabia disto e não foi surpresa ao saber ontem, que não existe um só registro de abandono de um idoso ou criança Cigana, eles são muito voltados para a família e protegem muito seus filhos e anciãos.

      A sociedade não cigana precisa aprender isto com eles, pois, mesmo não tendo sofrido as atrocidades, e as discriminações sofridas pelo povo cigano promove tanto abandono e negligência para com os seus, os mais vulneráveis no caso.

      Obrigada por seu precioso comentário e presença.

      Abraços!

      Excluir
  2. Olá Van!

    Amiga é interessante saber os costumes do Povo Cigano!
    Este Povo de luta, esquecido, que já sofreu tantas injustiças!
    E é maravilhoso saber que eles não abandonam as crianças e os idosos são respeitados e não são abandonados também!
    Vivendo e aprendendo... continue amiga a divulgar sobre este povo, muita gente desconhece a História deles!

    Um ótimo fim de semana!

    Beijos e abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janete

      Acho que tem algo muito profundo por trás desta informação, não se trata nem só de um costume, neste caso de cuidar bem das crianças e respeitar os idosos trata-se de um traço de caráter, de conhecimento sobre a vida e suas regras, crianças são o futuro da família, da sociedade, da humanidade, destratá-las, negligenciá-las é negligenciar a nós mesmos, é tornar pior o mundo em que vivemos, idosos são aqueles a quem devemos respeito e gratidão. Os ciganos são sábios conhecem as regras da vida. Esta, sem dúvida nós precisamos aprender com eles, tanta criança abandonada, sofrendo violência e maus tratos, onde está a nossa responsabilidade com o futuro? Isto se não formos lembrar do amor que pais e familiares deveriam ter para com os seus.

      Continuarei sim, cada coisa que eu aprender virei contar a todos. Sou grata pela oportunidade de aprendizado e pela oportunidade de divulgação que o CANTO CIGANO me proporcionou.

      Beijos, amiga!

      Excluir
    2. Sim é verdade amiga não se trata de um costume,me equivoquei no comentário, desculpe!

      Concordo plenamente, que cuidar das crianças e dos idosos demonstra que este povo respeita o seu semelhante!

      Hoje em dia onde acontece tanta violência que a gente até se assusta, saber que ainda existe o respeito humano é valoroso!

      Obrigada querida por nos informar!

      Beijos e abraços!

      Excluir
    3. Você não se equivocou querida, palavras as vezes não expressam totalmente o que queremos dizer, sei da profundidade que você dá a tudo e como é perceptiva, suas compreensões e visões são riquíssimas, Janete.

      Aproveitei seu comentário para esclarecer ainda mais aos que nos leem. Sua ajuda é sempre preciosa e não tem nunca do que se desculpar, eu é que peço desculpas se me expressei em tom errado, desculpe!

      Obrigada por nossa parceria de ideias e sua enorme ajuda sempre.

      Beijos

      Excluir
    4. Não há o que desculpar querida!

      Muito obrigado hoje e sempre

      Beijo e ótimo fim de semana Amiga!

      Excluir
  3. Olá, boa noite!
    Li com muita atenção seu post sobre os Ciganos. Mas, tenho uma dúvida:
    São chamados também de "gypsies" em inglês e "gitanos" em castelhano. Sabe-se que ambos os termos são corruptelas de palavras que significam "egípcios" ou vindos do Egito.
    Se situa-se a origem dos ciganos na Índia, porque os chamam de "egípcios"?
    Aguardo resposta no diHiTT! Um abço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ebrael

      Muito interessante e pertinente esta sua pergunta.

      A origem do povo cigano é controversa. Os estudiosos aceitam como serem originários da Índia por uma série de relações que fazem com os costumes hindus e os ciganos, vários costumes e comportamentos hindus são praticados pelos ciganos, além disto, a língua cigana o Romani possui semelhança com o Sânscrito, língua antiga da Índia. Como o Romani é uma língua ágrafa não houveram registros da história dos ciganos feitos pelos ciganos, os poucos documentos antigos que os citam foram escritos por não ciganos, carregados de mitos, preconceitos e desconhecimento sobre os ciganos, não esclareciam nada sobre eles.

      Acredita-se que a arte da adivinhação foi responsável pelo nome ciganos.
      Quando os Roma chegaram na Grécia foram chamados de Aticiganos, termo que provinha de uma antiga seita grega chamada Atkingani que também praticava a arte da adivinhação e da música, daí foram chamados de Tzigani na França, Zíngaros na Itália, Gitanos na Espanha e Ciganos em Portugal.

      Mas nada disso é comprovado, são as conclusões mais prováveis a que os estudiosos chegaram, podendo sim talvez ter sido originado o termo Gypsies do termo Egipcio.

      Muito obrigada pela sua participação e pela indicação.

      Abraços

      Excluir
  4. Maravilha!
    Compartilhado no G+.
    Beijo e bom domingo,
    Van.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth

      Muito obrigada!

      Beijo e boa semana!

      Excluir
  5. Olá Van, uma vez, conversando com Cigano, fiquei muito curiosa em conhecer mais a cultura e origem, e ele mesmo foi me ensinando um pouquinho.

    Assim como índios, os Ciganos tem muito respeito pelos idosos. Eu cresci com uma educação voltada a dar valor ao conhecimento dos mais velhos. Para mim eles sempre serviram de exemplos, assim como eu sou para os mais novos. Infelizmente, nem todos cuidam dos seus com o respeito devido.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sissym

      Em nossa sociedade, os valores familiares estão cada vez ocupando menos espaço, nem todos são como você aprendeu e o resultado é o número crescente de crianças abandonadas ou agredidas, idosos sendo maltratados ou abandonados em asilos, coisa inexistente na cultura cigana que preza enormemente os seus e a família.

      Beijos, Fadinha!

      Excluir
  6. Van, bom dia querida amiga que só faz o bem para todos nós! Sua presença aqui no Canto Cigano está fantástica, pois conhecemos muito melhor, as verdades sobre um povo tão belo, tão bonito, tão humano que é o Povo Cigano.

    Tenho muito respeito, admiro a cada dia e agora, me emocionei pois só o fato de cuidar bem das crianças e dos idosos já ganhou o meu respeito e a mais profunda admiração.

    Van, só um exemplo aqui agora: Nos últimos dias, meu pai querido esteve internado por conta de uma infecção. Passei duros momentos no hospital na companhia dele. Mas sabe o que mais me entristeceu durante este período? A quantidade de idosos hospitalizados sozinhos e que não recebiam a visita de sequer um ente da família. Muitos, no período que lá permaneci, só tinham a companhia das enfermeiras e médicos. Isso apertou demais o meu coração amiga. Inclusive criou até um sentimento de revolta, pois como pode a família abandonar seus idosos desta maneira? E agora, lendo o seu artigo notei a diferença dos povos: o Povo Cigano sim, é digno, é humano pois em hipótese nenhuma abandonaria seus entes mais queridos que tanto contribuíram para o crescimento da vida de um povo!
    TEM o MEU RESPEITO E MINHA PROFUNDA ADMIRAÇÃO.
    Querida, acho que me estendi demais, mas deixei o coração falar por mim...mas tem coisas na nossa sociedade que são inadmissíveis e eu vejo e vi ( ao vivo) como isso é cruel, como fere os sentimentos.

    Obrigada e uma boa semana Van, com muito amor e carinho!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana minha doce amiga

      Você não se estendeu demais, é deixando nosso coração falar que o mundo pode ser contagiado por bons sentimentos, tais como os seus. Nunca impeça o seu coração de falar, ele é tão belo!

      Compreendo a sua indignação, compartilho dela, há tantas injustiças em nossa sociedade, tanta desumanidade, valoriza-se a coisa errada, o consumo, o material, a juventude a beleza, não raro ocupam o lugar da sabedoria, do amor.

      As pessoas se deixam levar por modismos, por hábitos e se fecham para aprender. Por exemplo, ao invés de discriminar o povo cigano deveríamos nos aproximar deles entende-los e absorver o que de bom a sociedade Rom promove. Estes dois exemplos que citei acima são algumas das atitudes deles que deveriam ser adotadas por nós. Não cuidar das crianças e dos idosos como deveríamos é um enorme indicativo de que tem algo errado com nossa sociedade, ao invés de apontarmos os defeitos daqueles que não conhecemos, deveríamos usar esta energia para corrigirmos os nossos próprios defeitos.

      Querida amiga, fico imensamente feliz que seu pai esteja bem, sendo amorosa como você é imagino quão difícil tenha sido para você este período, que bom que já passou!

      Um beijo com carinho e obrigada por sua presença! Boa semana!

      Excluir
  7. Olá Antonio

    Sempre é tempo de descobrirmos, de conhecermos o que desconhecemos, de revermos nossos conceitos e nossas ações, para isto basta estarmos abertos ao novo, à novos aprendizados, despojados de preconceitos. Assim sendo poderemos aprender muito uns com os outros.

    Eu é que agradeço a sua presença e participação. Seja sempre bem vindo!

    Excluir

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...