24 de mai. de 2013

24 de Maio - Dia Nacional do Cigano


Imagem de Tarabatara,  documentário de Julia Zakia


O dia 24 de MAIO foi instituído por decreto presidencial em Maio de 2006 como DIA NACIONAL DO CIGANO,  um ato de reconhecimento da importante contribuição dos Ciganos para a cultura, a identidade e a formação da nação brasileira. 

Ter um dia dedicado aos Ciganos é uma forma de dar a eles visibilidade, criando espaço para debates, fortalecendo-os na luta contra os estereótipos e a discriminação; abrindo portas para a implementação de Políticas Públicas que respeitem as diferenças existentes entre os ciganos e os não ciganos e até mesmo dentro da própria etnia Romani, os assim chamados ciganos, dos três grandes grupos, os Rom, os Sinti e os Calon, com peculiaridades culturais e habituais distintas, mas em comum a imensa necessidade de obterem voz e vencerem o preconceito.


ANANKE - Associação Cultural Cigana


O Programa Brasil Cigano tem dado voz aos Ciganos, tem proposto debates, entendimentos, e obtido conquistas, na busca pela melhoria da condição de vida de milhares de pessoas, cidadãos brasileiros que hoje não precisam mais ter um endereço fixo para conseguirem um atendimento no SUS, bastando se cadastrar no programa de saúde que atende aos nômades, e, apresentar o cartão de atendimento em qualquer região do território nacional onde estiverem residindo. 


Imagem de Tarabatara,  documentário de Julia Zakia


Dentre esta e tantas outras conquistas os Ciganos vão avançando, vão contando-nos uma história mais real, que inclui não somente magias, previsões e danças; vão se abrindo para escrever uma nova história onde a tradição não se perca, mas seja acrescentado a ela o respeito, a cidadania, o acolhimento pelos órgãos públicos e pela sociedade.


Parabéns Ciganos!

No seu dia, nós os abraçamos e festejamos com vocês suas conquistas, gratos por toda contribuição que vocês já deram ao Brasil, que é de todos - é também Brasil Cigano!



Imagens:
http://www.tarabatara.blogspot.com.br
http://algranadoocara.blogspot.com.br


2 comentários:

  1. Bom dia!

    Linda Publicação amiga!

    Há algum tempo atrás eu conhecia poucas coisas sobre o povo cigano, agora que estou neste grupo pude compreender a luta deles para serem aceitos por esta sociedade que é preconceituosa!
    Nunca na minha vida eu ouvi qualquer notícia dizendo algo desfavorável a este povo, eles são da paz, e só querem viver em PAZ!
    É preciso desmistificar esta imagem errônea que criaram sobre este povo; é preciso iluminar as ideias das pessoas para que saibam realmente sobre a luta deles, para que eles tenham os seus direitos respeitados como cidadãos!
    Só posso dizer que a cada passo a frente que seja a favor deste povo tem me deixado muito feliz!

    Já me sinto uma cigana de coração, tudo o que é a respeito deste povo me interessa e me comove!

    Parabéns a eles por este dia, e que venham mais vitórias!

    Optchá!

    Janete Sales Dany

    ResponderExcluir
  2. Oi Janete

    Minorias sempre são esquecidas ou perseguidas, é doença social de um impor poder sobre o outro.

    Mas, nunca é tarde para abrirmos os olhos.

    O Canto Cigano foi para mim também, um enorme aprendizado, uma enorme facho de luz.

    Beijos

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...