24 de nov. de 2013

Sou filho de cigano; eu tenho orgulho sim! Rondel By Janete Sales Dany


Vou à escola e não conto muito de mim
Afinal, qual é o motivo de eu me esconder?
Minha mãe me falou que tem que ser assim
Eu sou como qualquer outra criança a crescer!


E sou pequeno demais para compreender
Ocultar a minha identidade é muito ruim
Vou à escola e não conto muito de mim
Afinal, qual é o motivo de eu me esconder?

Ali aprendo que o preconceito vai ter fim
Por que alguns não conseguem entender?
Sou filho de cigano; eu tenho orgulho sim!
Muitos nos julgam antes de nos conhecer!
Vou à escola e não conto muito de mim

Janete Sales Dany 
Poesia Registrada na Biblioteca Nacional

Licença Creative Commons
O trabalho Sou filho de cigano; eu tenho orgulho sim! Rondel de Janete Sales Dany foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-SemDerivados 3.0 Não Adaptada.




O POVO CIGANO MERECE O NOSSO RESPEITO

Consegue ver o mal numa criança!

Tão cedo já destroem a esperança

Como alguém pode ver maldade?

Nelas existe a ingenuidade!

Janete Sales Dany



Os ciganos modernos
Eles preservam a cultura, mas dão valor ao estudo até para defender seus direitos, agora expressos em cartilha do governo

Mirian tinha apenas 12 anos quando passou pelo maior constrangimento da sua vida. Ela estava na sala de aula quando uma menina da sua turma perdeu uma caneta de ouro e, imediatamente, apontou a culpada. "Foi a cigana!", acusou. Mirian, a única aluna que teve a sua mochila revistada na turma, chorava num canto, enquanto os colegas assistiam à humilhação pública. Nada foi encontrado. No dia seguinte, a menina achou a caneta. "Não vai me pedir desculpas?", questionou Mirian. A resposta veio com arrogância: "Não. Porque cigano é ladrão mesmo". Elas se atracaram na frente da diretora e os pais foram chamados na escola. O cigano Alberto, pai de Mirian, acostumado a ser ofendido, ficou calado e de cabeça baixa, mesmo ciente de que a filha era a vítima. Mirian teve de se defender sozinha para permanecer na escola. Naquele momento, decidiu que seria advogada.

Mirian Stanescon, 60 anos, foi a primeira cigana a ter curso superior no País. Ela se formou em direito na Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro, em 1973, e resolveu se dedicar à causa dos ciganos Foi procuradora de Nova Iguaçu e, como advogada, elaborou em março, junto ao governo federal, uma cartilha de direitos do seu povo, como o registro do nascimento, saúde e educação públicas, que deverá ser distribuída aos 900 mil ciganos em todo o País. "Estima-se que a Romênia seja o país com a maior comunidade cigana. O Brasil é o segundo", afirma Perly Cipriano, subsecretário de Direitos Humanos da Presidência da República. "Eles ainda são muito perseguidos e precisam da proteção do Estado."

Os primeiros ciganos chegaram ao Brasil em 1574, expulsos da Europa pela Igreja Católica, que os considerava "um povo diabólico". No Brasil, se dividiram entre Calons - de origem portuguesa e espanhola - e Roms, do leste europeu, divididos em sete clãs - Kalderash, Moldowaia, Sibiaia, Roraranê, Lovaria, Mathiwia e Kalê, que se estabeleceram principalmente no Rio de Janeiro, Paraná, Pará, na Bahia e em São Paulo. Durante a segunda guerra mundial, os ciganos europeus perseguidos por Hitler aumentaram o contingente da comunidade brasileira.

Para preservar as tradições, a maioria deles evitava convívio com os brasileiros. Alguns trabalhavam como menestréis, ferreiros, artistas e damas de companhia, mas a maioria vivia em economia de subsistência. Isolados nas barracas, não acompanharam as inovações tecnológicas e rejeitavam o acesso à educação, temendo perder as tradições. "A partir dos 13 anos, a escola era vista como um perigo por causa do convívio entre meninos e meninas. Até hoje, nem todas as famílias deixam a criança estudar após o ensino fundamental", afirma Patrícia Szameitat, 32 anos, cigana formada em enfermagem por influência da avó. "Ao contrário da maioria das famílias ciganas, a minha sempre foi matriarcal e a minha avó priorizou a educação", conta. Aos 17 anos, ela abriu mão do casamento com um primo - que só tinha visto duas vezes - pela faculdade. Patrícia permanece solteira e quer estudar física nuclear. "Muitos ciganos questionam por que ainda não tenho marido e filhos, mas não ligo. Não tenho pressa", diz.

Fonte:
http://www.istoe.com.br/reportagens/5055_OS+CIGANOS+MODERNOS


 Meu Blog:
http://danysempre.blogspot.com.br/

Meu canal de Youtube:
https://www.youtube.com/user/JaneteSalesDany

Minha Fanpage:
https://www.facebook.com/JaneteSalesDany?ref=tn_tnmn

Meu perfil no Recanto das letras
 http://www.recantodasletras.com.br/autores/janetesales

2 comentários:

  1. Estou encantada....Acho que tenho uma alma cigana...Amei bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que surpresa linda!
      Minha querida amiga Zeneide Cabral!

      Você trouxe o seu sorriso lindo e astral maravilhoso para o Canto Cigano, isto me deixa muito feliz!

      Obrigado de coração querida por iluminar a minha noite!

      Volte sempre!

      Beijos e abraços de felicidades!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...