2 de jun. de 2018

TZARA DO BEIJA-FLOR - COMEMORA 10 ANOS PROJETO




Dez anos de projeto sócio-ambiental e espiritual, destinado à promoção e conservação diversidade biológica, cultural e étnica. Baseado na premissa da Organização Mundial de Saúde: “Pensar global, agir local”. Agimos em nosso local. Nos vários locais, com diferentes grupos, em diversificados espaços que se abriram, que respeitaram, acreditaram no projeto e, assim, o promoveram.

O beija-flor, em natureza, e na maioria das culturas, representa o simbolismo da polinização que garante a diversidade das espécies. Da fecundidade. Do ninho também. Ou seja, a imagem do beija-flor sugere: Doação. Afeto. Construção. Troca. Transformação.

É um projeto realizado enquanto ação entre amigos. Fazemos o que podemos. Não temos fins lucrativos, nem nenhum projeto de poder. Por isto mesmo, de maneira muito bem humorada, somos reconhecidos como poderosos. Um ciclo se fechou. Novos caminhos se abriram. O passarinho voou, voou. Leve, sem levar nenhum peso, porém adornado de pura realização.

Muitos chegaram a pensar, por ingenuidade, malícia ou necessidade, que os amigos do Projeto não existiam... Uma andorinha sozinha não faz verão.

Simplicidade é a tônica do grupo, espalhado por diversas regiões do país, realizando pequeninas tarefas de cidadania. Espalhados pelo Brasil e pelo mundo, como os nossos amigos ciganos.

Por este motivo, antecipamos a data real da comemoração e comemoramos, as instituições todas unidas e reunidas, próximo à data de comemoração do Dia Internacional dos Povos Ciganos (08/04), estabelecida pela International Romani Foundation/ONU em 1971.

Trabalhamos fundados em princípios éticos e plenos de valor. Nunca demos atenção para o que é menor ou mesquinho, assim como a etnia cigana. Assim, como Jesus, o Cristo ensinou.

Possivelmente por estes motivos, tudo foi abençoado e regiamente multiplicado. Nem contaremos tudo que vivenciamos e nos trouxe grande enriquecimento enquanto seres humanos que discutem idéias e formas de concretizá-las...


Apenas deixamos aqui o nosso muito obrigada aos nossos parceiros (líderes de grupos) que celebraram esta linda união de todos em prol do direito à dignidade e à cidadania que todos possuem. Direitos Humanos. Trabalhamos com pessoas, grupos, instituições que respeitam estes princípios e valores, em suas liberdades éticas de serem quem são!

Agradecemos, ofertando placas com a imagem e os dizeres do PTBF.

Ao Grupo Renascer, na figura de Ana Lucia Orlandi (foto), que sempre nos brindou com alguns Natais de suas famílias assistidas em seu projeto social e espiritual, convidando-nos para atuarmos na parte artística do Projeto Tzara, representando o Palhaço Chocolate (Foto).

Neste momento aproveito a oportunidade para agradecer ao Lar Dom Inácio de Loyola/Petrópolis e à Fraternidade Cósmica Universal/Petrópolis (FCU) por também terem

recebido as palhaçadas durante a filantropia do primeiro trabalho e durante palestra pública no segundo. Agradecemos ainda à FCU pelos inúmeros convites ao logo dos anos que recebemos para falarmos sobre a etnia cigana e também sobre Santa Sara.

Agradecemos à professora de Dança do Ventre Árabe clássica, Cíntia Mohany (Foto), nossa professora de dança. Mas que em todas as celebrações nos brindou com suas inspiradas performances!

Agradecemos à professora Cláudia Gorini (Foto), minha coordenadora no Programa de Residência Médica da Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) onde lecionamos às 9 residências: Saúde Ambiental, Saúde Espiritual, Bioética.

Também agradecemos à professora Regina Shiraishi, coordenadora geral do programa de Residência Multiprofissional da FASE (Enfermagem, Nutrição, Psicologia), onde também leciono: Saúde Ambiental, Saúde Espiritual, Bioética. Convidando-a à participação da mesa-redonda em celebração aos 10 anos de existência do Café Filosófico Quântico da Faculdade de Medicina de Petrópolis e Faculdades reunidas Arthur de Sá Earp Neto (FMPFASE).

Agradecemos à professora de Antropologia Filosófica da FASE, Marcia Amaral (Foto), nossa parceira no Café Filosófico Quântico ao longo destes 10 anos ao lado do professor de Engenharia Elétrica, Marcos Tadeu Varricchio, meu marido (Foto nossa).

Agradecemos ao professor Nelson Bretas de Noronha Gomes (Foto), médico veterinário, parceiro do Projeto Tzara do Beija-Flor com o qual promovemos saúde orientando quanto às zoonoses, quanto ao bem-estar animal e a relação disto com Saúde Ambiental e Espiritual, através de Cursos de Extensão realizados na FMPFASE em 2016, em evento de extensão no polo CEDERJ/UFRJ em 2016, no próprio Café Filosófico Quântico (CFQ/FMPFASE) em 2017. Em 2018, também no Instituto Teológico Franciscano, enquanto atividades extras do CFQ/FMPFASE em parceria com o ITF, PTBF e o Projeto Saúde Ambiental, Parasitologia, Bioética do LIPAT/UFRJ, na unidade curricular (disciplina) Seminários em Saúde Ambiental e Saúde Espiritual, pela qual sou responsável.

Agradecemos ao reitor do Instituto Teológico Franciscano, Frei Everaldo P. Marinho, que com grande espírito fraterno, solidário e consciente, nos convidou a retornar ao ITF e prosseguirmos o projeto de trabalho iniciado quando eu ainda era estudante da faculdade de medicina, membro do Departamento de Ação Comunitária (1982-1984). Desde esta época, ciclicamente realizamos projetos juntos. Desta vez, o Projeto Tzara do Beija-Flor trouxe as parcerias previamente estabelecidas, o que resultou num lindo trabalho aos frades franciscanos que o replicam às suas comunidades baseado nas premissas da Ecoteologia. Noções de sustentabilidade são redigidas no Informativo Francisco que circula no Brasil e fora dele. E trabalhamos também para os 72 mil voluntários, neste ano de trabalho leigo e voluntário, voltado para a Campanha da Solidariedade.

Agradecemos à TV Povo Cigano, de caráter nacional e internacional, na figura de Carlos Lomba e Luciana Avoletto (Foto), que nos acompanham em todos os eventos. Criaram o programa A Hora do Saber, para que nossas informações possam chegar ao povo cigano, e também às demais populações que migram, em estilo semi-nômade e nômade. Bem como à gente de

viagem, de origem não-cigana. Em comum, todos estão expostos à fragilidade. Poucos trabalhos existem voltados para este grupamento populacional, que não é pequeno (autores consideram a população que migra cerca de duas vezes maior do que a população fixa no planeta), muito embora seja denominada “invisível”...

Como convidado de honra, agradecemos ao Professor Alexandre dos Santos Pyrrho (Foto), responsável pelo Projeto Saúde Ambiental, Parasitologia, Bioética do Laboratório de Imunoparasitologia e Toxicologia da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (SAPB/LIPAT/UFRJ - https://sites.google.com/view/lipat/sapb) trabalho desenvolvido em rede com as instituições previamente citadas e outras, possuidor de diversos eixos temáticos. Aqui, o registro da grande realização profissional nossa ao promover difusão ética da ciência construindo bem-estar, qualidade de vida, promoção à saúde ambiental e espiritual aos seres humanos aos seres sencientes, sob diversos aspectos, em acordo com as premissas da OMS para a população do município do Rio de Janeiro (6 milhões) e a todos que a ela acessem, até em nível internacional. Acesso livre e gratuito (assim como o é o site do Projeto Tzara do Beija-Flor). O SAPB/UFRJ é patrono do Projeto Tzara do Beija-Flor.

Enquanto convidados de honra, agradecemos à União Cigana do Brasil, na figura de seu Presidente sr Mio Vacite (Kaku Mio), de seu filho Marcelo Vacite (Foto). Além de Roberto Martins, que além da questão cigana ainda nos trouxe a causa indígena, estimulando o nosso amadurecimento neste sentido. Com os três queridos amigos ciganos ainda fizemos o vídeo realizado pela FMPFASE em 2016 em nosso Projeto Diversidades e Saúde (link). A eles devemos a participação do Projeto Tzara nas verdadeiras e reais necessidades do povo cigano ao longo destes anos.

Muito bom podermos agradecer. Muito bom convivermos com pessoas que pensam por si mesmas e agem construtivamente. Leais. Agradecemos a todo povo cigano que nos incentivou, nos criticou, confiou, falou de suas necessidades, sugeriu e...Nos aceitou sem restrições. Nos acolheu.

Isto não tem preço. Só Valor!

Enfim, por tudo que pudemos participar, aprender, trocar, nos alegrar através de um trabalho de sensibilização, de amadurecimento, de consciência ambiental e espiritual, agradecemos a Deus! À Mãe de Misericórdia!

PROJETO TZARA DO BEIJA-FLOR

Marina da Paz – Facebook e Canto Cigano.





Marina da Paz em 
Gruta de Santa Sara no Arpoador.
Ipanema. RJ. Brasil. 24/04/16.

Celebração dos 9 anos de existência 
e intensa atividade em assistência cidadã, 
além de ensino e de pesquisa em Saúde Ambiental 
e Saúde Espiritual do Projeto Tsara do Beija-Flor. 
Trabalhos em Biodiversidade e em Diversidade Cultural.

Reunião de vibração alta no Arpoador. 
pela paz, pelo dia do cigano, por Santa Sara! 
Luz no olhar! Good vibes. Linda confraternização!



FMPFASE Projeto Diversidades recebeu 

o Presidente da União Cigana do Brasil, 

o sr. Mio Vacite. Evento maravilhoso! 
Obrigada, Sr Mio e Marcelo Vacite!!! 
Saudações!



Professores Amigos e parceiros! 

Nelson Brêtas Marcia Amaral.


Esta última foto, é com a professora 
Cláudia Gorini da FMPFASE e
Marina da Paz


Um link para mais algumas fotos deste evento:
https://sites.google.com/view/lipat/sapb-f_e_eventos

6 comentários:

  1. Querida Poeta Janete Sales! Agradeço a postagem do texto e o primor na escolha das imagens! ficou tudo maravilhoso! Muito grata mesmo! Encaminharei o link a todos para lerem!
    Esta última foto, é com a professora Cláudia Gorini da FMPFASE.
    Só a agradecer! A Vc e a todos que compõem este lindo blog Canto Cigano!
    Deus os abençoe!
    A Vcs, a nossa amizade!
    Marcia Varricchio/Marina da Paz e amigos do Projeto Tzara do Beija-Flor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite querida amiga Marcia... Fiz pequenos ajustes, o nome na última foto e coloquei o link que direciona para as fotos deste evento maravilho, não precisa agradecer é uma honra. Sempre feliz em postar no Canto Cigano, Deus te abençoe e a todos que pertencem ao Projeto Tzara do Beija-Flor, meus parabéns!

      Excluir
  2. Destaco que a União Cigana do Brasil, afiliada à International Romani Union, em parceria com a Associação Nacional de Etnias Ciganas vêm realizando um excelente trabalho em defesa do estabelecimento dos direitos cidadãos.
    A União Cigana do Brasil é patrona do Projeto Tzara do Beija-Flor, e o será enquanto assim desejar. Gratidão.

    ResponderExcluir
  3. As demais fotos deste evento, citadas neste meu texto encontram-se no link do SAPB/LIPAT/UFRJ:
    https://sites.google.com/view/lipat/sapb.

    Visitem! Acessem! Tem muito mais a ser visto lá!

    O Canto Cigano é parceiro do Projeto Tzara do Beija-Flor, que por sua vez, é parceiro do SAPB/UFRJ.

    Fraterno abraço!
    PTBF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acrescentei na publicação um link que direciona as fotos, obrigada querida amiga por ter me dado a honra de colocar no Canto Cigano, adorei! Boa noite!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...