5 de set de 2012

Arte é a expressão natural do povo Rom, a liberdade o fio que a conduz... by Van







Joaquín Cortés, espanhol de etnia Rom, nascido em Córdoba, Espanha, é um bailarino de fama internacional. Iniciou sua carreira aos 15 anos no Ballet Nacional de Espanha onde chegou a solista e excurcionou pelo mundo, de Nova York a Moscou. 





Após deixar o Ballet Nacional de Espanha passou a atuar como bailarino e também como coreógrafo, se apresentando por toda a Europa, Japão, Estados Unidos, Austrália e América Latina. Seu espetáculo "Passion Gitana" que misturava os ritmos de dança clássico, contemporâneo e flamenco, teve o figurino assinado pelo grande estilista Giorgio Armani. Depois deste primeiro, vários outros espetáculos foram montados por sua companhia.

Também atuou no cinema  e gravou um CD contendo suas próprias composições, juntamente com sua banda  "Gipsy Passion Band". Em 1999 apresentou-se na cerimônia do Oscar em Hollywood. Participou de shows e clips de vários artistas, Jennifer Lopez, Alicia Keys e outros.


Aqui se apresentando com Jennifer Lopez



Embaixador Cultural do Povo Cigano, através da sua "Fundação Cultural Joaquín Cortés", que colabora com a UNICEF e a UNESCO, ele luta pelos direitos dos Romá. São suas as palavras:

"Me sinto orgulhoso em ser cigano e irei defende-los até a morte, para que não haja este ódio e este racismo"


"Pare...
Com o anti-Romanismo"
Joaquín Cortés
Embaixador dos direitos dos Roms"


Aos 43 anos, o bailarino mais popular do mundo na atualidade, é também um ativista na luta contra o preconceito.




A Cigana e o bandolim 
Obra do pintor realista francês Jean-Baptiste Camille Corot


O povo cigano é essencialmente artista, talvez isso se deva à liberdade que exercitam, por manterem em si a origem primária do homem: a ligação com a natureza, e, por expressarem de forma intensa os seus sentimentos. Como esclarece Cezarina Devos Macedo, brasileira de origem Calon, artista plástica, escritora, poeta, musicista, cantora, psicóloga, mulher inteligentíssima, ativista serena e consciente, pelos direitos do povo Romá, que dispõe em seus blogs, informações, artes, a beleza e a cultura do povo Rom, fazendo da sua arte e conhecimentos a voz de toda uma etnia, contribuindo para uma visão mais real, menos estereotipada, menos mística ou romanceada e menos preconceituosa sobre a etnia Rom, abrindo os horizontes daqueles que visitam seus blogs encantadores. São dela as palavras:

"Os artistas e os ciganos

Nós, artistas ultrapassamos o mundo real, o cotidiano cinzento, a mesmice formatada em vida, dos que habitam as grandes cidades poluídas e barulhentas ou os espaços cada vez mais reduzidos de criatividade e imaginação do ser humano comum. Na arte nos libertamos, nela fazemos um novo mundo, nela criamos uma nova dimensão, dela fazemos um caminho livre. Disto falo com absoluta certeza, porque sou também artista.
Nós, ciganos ultrapassamos todos os dias a realidade, para vivermos nossas histórias humanas. Mesmo seguindo os caminhos da rotina, do cotidiano, transcendemos o concreto, o banal e o comezinho, transformando as dificuldades diárias de sobrevivência pela nossa forma de encarar a vida. A nossa existência é arte, é magia, é esperança, é criatividade, é alegria e, acima de tudo, liberdade. Disto também falo com absoluta certeza, pois está no meu sangue e é minha filosofia de vida.
Talvez seja por isso que ao longo do tempo, na história da humanidade foram os artistas e as crianças que sempre nos admiraram e acolheram em sua alma. Nesta sociedade formal, austera e racionalmente fria, cujos traços próprios da infância como sensibilidade, ludicidade (o brincar), imaginação, fantasia e sonho, se perdem como conseqüência da idade adulta, surge a decadência da saúde física e mental, porque os adultos se afastam destes traços essenciais do ser humano pleno. (...)"  

Trecho de meu artigo na Revista Janellá :OS ARTISTAS E OS CIGANOS. /2011. 

CEZARINA MACEDO. 



Conheça alguns dos nove espaços da Cezarina, ricos em cultura, informação, arte e beleza, clicando no nome de seus blogs abaixo:  

Alma Cigana 
Punhal Gitano  
Pelas Estradas do Mundo
Encanto Cigano
Minha Arte
Músicas e Danças Ciganas



Van

         


8 comentários:

  1. Sastipê Van,

    Cezarina é uma das grandes, uma mulher que luta atravês dos dias com seu coração, sua poesia e sua arte.

    devlesa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sastipê!

      Percebe-se a sua grandeza através de seus espaços, toda beleza contida neles expressa a melhor e mais bela forma de lutar, através da arte e da cultura.

      Com doçura e encantamento grandes batalhas caminham para a vitória.

      Devlesa, nais tukê por vir.

      Excluir
  2. Querida Van,agradeço pela linda postagem e pelas amáveis palavras à meu respeito e a meus blogs!Não mereço tanto!Cumpro a minha missão,o meu trabalho de formiguinha (ou Cigarra?) humilde e esforçada no desejo esperançoso de derrubar esteriótipos e preconceitos que pesam sobre a etnia romani.Mais uma vez,obrigada!Najs Tukê!Que Sara a abençôe!Beijo no seu coração! Devlesa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mereces muito mais, muito mais que isto.

      Não vejo outra forma de estereótipos e preconcepções caírem, senão na forma de trabalho constante de formiguinha que carrega peso muitas vezes maior que seu tamanho, e, de seu mínimo trabalho que resulta na enorme harmonia do formigueiro, ou de cigarra que trabalha cantando e com alegria e leveza cumpre a sua missão.

      És formiga, Cezarina, és cigarra, e não imaginas a importância imensa do seu "mínimo" grandioso trabalho cantante.

      Continue o seu caminho, que Santa Sara a guie por ele.

      Devlesa!

      Excluir
  3. Van querida! Vim até aqui visitar, assisti o vídeo e estou indo embora melhor informada, graças a tua postagem sensacional e embevecida com o vídeo! Adorei!Desculpe a demora em responder!....
    Um abençoado e feliz final de semana!
    Abraço carinhoso!
    Elaine Averbuch Neves
    http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Elaine

    Que visita honrosa!

    O vídeo mostra o talento deste bailarino espetacular!

    Que bom que você gostou!

    Muito obrigada pela presença.

    Um beijo

    ResponderExcluir

  5. Olá VAN

    Show de apresentação em ambos os vídeos. Ele é realmente um excelente artista e dançarino.
    A cultura cigana é muito rica e tenho certeza de que, em breve, o mundo conhecerá mais acerca deste povo fantástico e saberá dedicar-lhes o respeito que merecem.

    Beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vera

      Esta é a minha esperança, que um dia a humanidade descubra os ciganos em sua plenitude, que tenha olhos bons para vê-los.

      As utopias já transformaram a história inúmeras vezes.

      Um beijo querida!

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...