25 de jul. de 2013

Tudo que é vivo cresce e amadurece




   As queridas amigas do Blog Cozinha dos Vurdóns, representantes da AMSK/Brasil - Associação Internacional Maylê Sara Kalí, mulheres determinadas e delicadas, que empunham a bandeira da luta contra a discriminação dos povos Rroma, da implementação de políticas públicas que os favoreçam e da garantia de cidadania para este povo que, só no Brasil são mais de 800.000 chegando talvez à casa do 1.000.000. Uma população só similar em número à dos Estados Unidos e só inferior em número à da Turquia, segundo os dados informados pela Wikipédia.      
    Mesmo o Brasil contando com a segunda maior população do mundo, os Rromá nunca tiveram em nosso país uma visibilidade expressiva, até então, pois, temos assistido a uma mudança neste sentido, muito dela devido ao trabalho das moças que amam os sabores, as danças, a alegria. Distribuindo amor, solidariedade e conhecimento elas hasteiam a bandeira da luta, sobre o mastro da humildade, da consciência, do respeito e da justiça social.




   Estas mulheres fortes que distribuem saberes através dos sabores, que geram consciência e promovem a paz, estão dando mais um passo na escala de crescimento dos projetos a que dão vida, acabam de criar um espaço onde se concentrará todas as notícias, conquistas, denúncias, história e histórico dos povos Rroma - os assim chamados ciganos. Um blog para quem gosta de informação, de aquisição de conhecimentos, de ampliar consciências derrubando os próprios preconceitos, de participar de um projeto que é de todos nós: A justiça social não beneficia somente as minorias, mas, todos nós cidadãos brasileiros que sonhamos poder um dia viver em uma nação mais justa e acolhedora.

Fica aqui o meu convite para que visitem o recém-criado  AMSK/Brasil- blog



8 comentários:

  1. É na luta contra o preconceito e a discriminação que juntamos nossas etnias, nossas caldeiras, tachos e samovâr, numa só mesa. Que o alimento seja uma forma de união entre os povos e uma fonte de esclarecimento contra o preconceito que renega milhares de seres humanos ao absurdo da fome. Este blog é dedicado a comida dos carroções, dos Rroma, dos camponeses, dos nômades e dessa gente simples que faz do céu seu teto, da terra sua pátria e da liberdade sua religião.

    Querida Van, você que sempre esteve tão perto, mesmo estando longe as vezes, sinta-se abraçada.

    nais tukê

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sinto-me sempre abraçada por vocês, sinto-me muito próxima a vocês.

      Como eu as disse um dia:
      Conheço vocês, pois conheço os seus ideais, isto é o suficiente.

      Meu abraço e meu imenso carinho a todas!

      Nais tukê

      Excluir
  2. Respostas
    1. Imensa honra recebe-la aqui, MJ Falcão!

      Obrigada!

      Abraço

      Excluir
  3. Partilha maravilhosa Van, irei sim visitar e divulgar com certeza!

    Um abraço carinhoso Querida com saudades...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Loubah

      Quanto tempo! Que bom falar com você novamente!

      É com a participação de todos que conquistaremos uma sociedade mais justa, obrigada por participar!

      Beijo imenso

      Excluir
  4. olá van.
    Adorei ver este blog,eu conheci uma família cigana quando tinha 16 anos e era maravilhoso passar as tarde de Domingo com eles.bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernard

      Imagino que sejam muito boas memórias estas suas.

      Adorei que você tenha descoberto o CANTO CIGANO.
      Ter você por aqui é um imenso prazer.

      Beijos

      Excluir

Seu comentário é muito importante para o CANTO CIGANO.
Diga-nos o que achou desse post.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...