Quando tudo for pedra... atire a primeira flor.
Quando tudo parecer caminhar errado, seja você a tentar o primeiro passo certo.
Se tudo parecer escuro, se nada puder ser visto, acenda você a primeira luz.
Traga para a treva você primeiro a pequena lâmpada.
Quando todos estiverem chorando, tente você o primeiro sorriso. Talvez não na forma de lábios sorridentes, mas na de um coração que compreenda, de braços que confortem. Se a vida inteira for um imenso não, não pare você na busca do primeiro sim, ao qual tudo de positivo deverá seguir-se.
Quando ninguém souber coisa alguma e você souber um pouquinho, seja o primeiro a ensinar. Começando por aprender você mesmo, corrigindo-se a si mesmo. Quando alguém estiver angustiado, a procura nem sabendo o que, consulte bem o que se passa. Talvez seja em busca de você mesmo que este seu irmão esteja.
Daí, portanto, você deve ser o primeiro a aparecer, o primeiro a mostrar que pode ser o único e mais sério ainda talvez o último. Quando a terra estiver seca que sua mão seja a primeira a regá-la. Quando a flor se sufocar na urze e no espinho, que sua mão seja a primeira a separar o joio, a arrancar a praga, a afagar a pétala, a acariciar a flor.
Se a porta estiver fechada de você venha a primeira chave. Se o vento sopra frio, que o calor de sua lareira seja a primeira proteção e primeiro abrigo. Se o pão for apenas massa e não estiver cozido, seja você o primeiro forno para transformá-lo em alimento.
Não atire a primeira pedra em quem erra. De acusadores o mundo esta cheio. Nem por outro lado, aplauda o erro, dentro em pouco a ovação será ensurdecedora. Ofereça sua mão primeiro para levantar quem caiu. Sua atenção primeiro para aquele que foi esquecido, seja você o primeiro para aquele que não tem ninguém.
Quando tudo for espinho atire a primeira flor, seja o primeiro a mostrar que há caminho de volta. Compreendendo que o perdão regenera, que a compreensão edifica, que o auxilio possibilita, que o entendimento reconstrói. Atire você, quando tudo for pedra, a primeira e decisiva flor...
(Autor desconhecido)
Na internet este texto encontra-se assinado por vários autores diferentes, como não sei qual é o verdadeiro autor não pude citá-lo. Se alguém puder comprovar a autoria dele terei imenso prazer em publicar o nome do real autor.
Na internet este texto encontra-se assinado por vários autores diferentes, como não sei qual é o verdadeiro autor não pude citá-lo. Se alguém puder comprovar a autoria dele terei imenso prazer em publicar o nome do real autor.
Van
Atirar flores realmente é uma atitude para poucos, somente os elevados espiritualmente, como Cristo, que ofereceu a outra face e disse que deveríamos perdoar 70 vezes 7.
ResponderExcluirApesar do texto não ser seu, meus parabéns pelo dia do escritor, querida. Bj
Oi Paty
ExcluirNão precisam ser flores muitos raras e tão difíceis quanto as que Cristo atirou, podemos atirar as bem simples, que brotam com facilidade e sem muito esforço em qualquer lugar. Dar um sorriso onde todos estão emburrados. Em uma passagem estreita onde vários brigam para passar primeiro, dar a sua vez a outro,todos estes gestos, quebram correntes de comportamentos negativos e acabam dando ás outras pessoas oportunidade de repeti-los, contagia!
E existem sim as flores maiores as que exigem de nós mais compreensão, esforço e desprendimento, mas valem muito a pena porque ações formam cadeias, quebrar as cadeias ruins, abre espaço para as cadeias do bem surgirem e se propagarem.
Obrigada, querida Paty!
Parabéns a você também pelo dia do escritor. É dia de muitos parabéns por esta blogosfera onde lemos tantas coisas geniais.
Beijos
Oi, Van, lindo texto. Fala sobre aquele gesto simples e poderoso de ser o primeiro a quebrar o círculo do mal. Um abraço!
ResponderExcluirOi Bia
ExcluirMuito sábio isto que você disse, as coisas possuem ciclos, quebrar o ciclo do mal é iniciar o do bem, gestos-flores fazem isto, se propagam.
Abraços
Muito legal o seu blog.
ResponderExcluirConheci o Povo Cigano com Aline, da Cidade das Pirâmides e, tenho um respeito e gratidão enorme a Aline, a eles e a Cigana Shalimar!!
Vocês conhecem o Programa De Olho No Mundo?(www.deolhonomundo.com) Tenho certeza que vocês gostarão. Abçs.
Olá Luz13
ResponderExcluirFico imensamente feliz por sua boa relação e gratidão para com estas pessoas e os ciganos em geral.
Eu não conhecia o De Olho No Mundo, acabei de ir lá agora, não sei se outros administradores daqui conhecem. Obrigada por me apresentar.
Obrigada por sua visita! Seja sempre bem vinda!
Abraços