"Na manhã do dia 12 de dezembro, se realizará em Brasília, a audiência pública "Direitos dos povos ciganos", com o objetivo de inserir na agenda política as questões dos grupos e comunidades Calon, Rom e Sinti, tais como saúde, não discriminação, assistência e previdência social e, o reconhecimento e valorização das suas expressões culturais.
As questões e sugestões propostas durante a audiência irão nortear as ações do Ministério Público Federal e demais instituições públicas participantes. Com base nestas informações a comissão de Direitos Humanos pretende propor ao parlamento um Estatuto dos Povos Ciganos e auxiliar as autoridades e instituições públicas no combate à discriminação aos povos ciganos no Brasil".
Uma audiência pública, um debate, o interesse daqueles que podem de fato implementar algo em favor dos ciganos, tudo isto é vitória, é caminho para que todos um dia respeitem e valorizem os que até então haviam sido esquecidos pelo Estado.
Este resgate de obrigações do Estado para com cidadãos brasileiros, reconhecendo e respeitando a sua cultura, é um enorme ganho. Mas, não podemos nos esquecer que, quem faz a lei sair do papel e virar realidade, somos nós os cidadãos comuns, eu, você, os agentes de saúde, as autoridades, os próprios ciganos, que deverão conhecer e exigir o cumprimento de seus direitos.
Que o caminho do respeito seja trilhado por todos. Que os olhos de alguns se abram para que outros caminhem em direção à dignidade e o crescimento social, muito embora guardando cada um de nós suas tradições e costumes, sejamos todos cidadãos brasileiros com direitos e deveres iguais.
Que o orgulho de ser brasileiro seja igual ao orgulho de ser um cigano brasileiro!
Van
Excelente!
ResponderExcluirEstarei lá.
Depois, se me sentir com competência para tal. postarei uma notícia.
Tô dentro!
Beijão Van.
Puxa!
ExcluirAdorei! Você vai, que linda!
Me represente lá, leve com você meus olhos e ouvidos para o que é justo, o que é bom, depois nos conte como foi.
Obrigada Beth! Obrigada minha querida!
Beijo grande
Olá Van que ótima notícia!
ResponderExcluirFico imensamente feliz em recebê-la, se morasse em Brasília com certeza estaria presente!
O direitos devem ser respeitados sempre...
Muito justo!
Minhas felicitações a este povo que merece o respeito de todos nós!
Abraços calorosos!
Oi Janete
Excluirsei que sua alegria e seu desejo de estar presente lá é o mesmo meu, mas a Beth irá nos representar e a todos do CANTO CIGANO que tanto tem recebido desta nossa amiga linda, consciente e solidária.
Abraços amiga!
Puxa, que legal Van!
ResponderExcluirFazia um tempinho que eu não aportava por aqui!
Nessa audiência pública, muitos problemas do povo cigano poderão ser amenizados, combatidos e solucionados, você concorda?
Fiquei feliz por ter a Beth como porta voz! Nossa, agora estaremos muito bem representados! Eu já morei em Brasília e sinto saudades desses acontecimentos que ocorrem por lá! Afinal é o centro das decisões!
Vamos torcer para o saldo ser bem positivo!!
Novas transformações e benefícios vão vir por aí!!:)
Beijos e uma lida tarde poetisa!
Oi Adriana
ExcluirQue bom que os ventos a trouxeram de volta a este porto que se alegra tanto quando você o visita.
Esta audiência é um grande passo, pois discutir as questões dos povos ciganos, ouvir os que conhecem a fundo suas necessidades, é o primeiro passo para mapear os rumos que as políticas públicas deverão seguir para propiciar o mesmo que é oferecido aos cidadãos não ciganos: Saúde, educação, previdência social, etc, além de, claro, traçar as diretrizes da lei que pune o racismo praticado contra ciganos através de um estatuto específico.
Este é o primeiro passo de uma longa caminhada e torcemos para que este primeiro e importante passo seja bem dado, para que a caminhada em direção ao não preconceito e à não discriminação seja firme e sem retrocessos.
Depois de debatidas as necessidades, criados os programas sociais específicos e aprovado o estatuto, ainda terá que se colocar tudo isto em prática, e a prática é também responsabilidade da sociedade civil e dos próprios ciganos, ou seja muito esforço ainda por fazer, muitas conquistas ainda por obter, mas o primeiro passo já está sendo dado e isto é muito importante!
Sua torcida unida á nossa, nos alegra e fortalece.
Muito obrigada, querida, linda e delicada amiga!
Beijos
Que beleza!!! Bela conquista,justa! beijos,chica
ResponderExcluirOi Chica
ExcluirQue bom recebe-la aqui!
Obrigada por comemorar conosco!
Beijos
Van, você sabe que sou completamente a favor da igualdade de direitos e espero de coração que a audiência pública seja um sucesso. Um abraço!
ResponderExcluirOi Bia
ExcluirEu sei sim, eu sei da sua consciência, maturidade e sabedoria. Obrigada pelo desejo de sucesso.
Um abraço
E que todos os povos sejam respeitados!
ResponderExcluirOlá Paty
ExcluirQue assim seja!
Obrigada por vir!
Um beijo
ResponderExcluirOlá VAN,
Fico feliz com este importante passo. É o primeiro, mas, sem dúvida, gerará ótimos frutos.
Fico na torcida para o sucesso dos debates e que medidas efetivas sejam propostas e aprovadas, visando o bem estar e o respeito aos direitos deste povo irmão.
Beijo.
Oi Vera
ExcluirQue bom que você veio se alegrar conosco!
é um passo muito importante sim, o primeiro que abrirá espaço para muitos outros.
Obrigada pela sua torcida!
Beijo grande
Chegando para dizer, que mesmo não podendo estar fisicamente lá, estarei em pensamento e torcendo para que seja um tremendo sucesso.
ResponderExcluirClaro, depois quero saber como foi, então estou me tornando seguidora e linkando o Canto Cigano para estar por dentro de tudo.
Parabéns!
Beijos com carinho.
Oi Majoli amada
ExcluirQue bom que você chegou, que bom que estará nos brindando com a sua energia do bem.
Eu ainda não tive notícias, estou chegando agora do trabalho, me ausentei por dois dias por causa dos compromisso, mas tenho certeza que os Rhomá obtiveram vitórias, amanhã ficarei sabendo como foi e conto pra você.
Muito obrigada por linkar o CANTO CIGANO, te-la conosco é um prazer imenso e uma honra.
Um beijo com carinho
Oi, Van, querida!
ResponderExcluirBem, estou muito longe, estou em Portugal, mas estarei torcendo para que não haja pessoas de primeira e de segunda.
Beijos da Luz, com carinho.
Luzes e Luares
Oi Luz querida
ExcluirSua torcida atravessa o mar e fortalece o desejo por igualdade.
Muito obrigada!
Um beijo cheio de luz
Van,que legal esse reconhecimento!Atrasado,como tudo em nosso país!Espero que a audiencia transcorra bem e traga boas notícias!bjs e meu carinho a todo povo cigano tão sofrido!
ResponderExcluirOi Anne
ExcluirAntes tarde do que nunca, não é? Transcorreu muito bem sim e alguns passos foram dados, as coisas caminharão a partir destes primeiros passos.
Muito obrigada por seu carinho!
Beijos