Julia Manglano é Diretora da Escola AeD (www.escolaaed.com.br), Pós-graduada em estimulação infantil pela Escola Européia de Educação, Máster em orientação familiar pelo IEEE, Instituto Europeu de Estudos da Educação, Máster in Business Administration pelo IESE, Universidade de Navarra.
e-mail: aed@escolaaed.com.br
Talvez porque pensamos na matemática que aprendemos em sala de aula.
Matemática é um conceito muito mais amplo do que apenas realizar contas e operações; é uma linguagem que usamos de forma natural no dia a dia, é a capacidade de pensamento lógico e de resolução de problemas diversos: quando um bebê está engatinhando e encontra um obstáculo ele deve resolver um problema e descobrir um caminho alternativo pelo qual consiga passar. Outro exemplo é a criança que quer ajudar a fazer um bolo e precisa medir as quantidades.
As atividades da vida estão cheias de oportunidades para se usar a matemática e os pais podem “falar matemática” com seus bebês do mesmo jeito que falam com eles em português desde que nasceram.
Os filhos, se estimulados, vão percebendo como é importante usar a matemática no seu dia a dia.
Não convém mostrar números para seu bebê, mas quantidades para que estabeleça conceitos reais. Números são abstrações, enquanto que as quantidades mostram a realidade.
Dicas para multiplicar a inteligência matemática no dia-a-dia:
· Contar muito para a criança desde bebê: degraus ao subir uma escada, quantidade de livros do bebê, etc.
· Falar de conceitos matemáticos: você vai comer esta cenoura comprida, esta maçã verde, coloquei duas colheres de arroz no seu prato, no outro coloquei menos, apenas uma.
· Medir e marcar numa parede a altura da criança: “Você mede 90 cm, cresceu 1 cm neste mês!”.
· Medir ou estimar a altura das coisas.
· Medir cômodos da casa: “Qual o comprimento do seu quarto? Três metros. É quase 3 vezes a sua altura!
· Pesar o bebê e dizer-lhe o peso.
· Mostrar-lhe o peso dos alimentos no supermercado.
· Estimar o peso das coisas em casa e fora dela: “O que pesa mais, um carro ou um avião?
· Falar de temperaturas: “Hoje está frio, está fazendo 10 graus”. “O forno está muito quente! 250 graus”.
· Brincar de resolver problemas: “Acabou a água em casa, o que podemos fazer?”
Como acontece com as outras habilidades, os pais podem alavancar a inteligência matemática dos bebês de forma natural e lúdica. É apenas dar a eles oportunidades e estímulos adequados aproveitando a primeira idade, na qual o desenvolvimento do cérebro é muito grande.
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